quinta-feira, 1 de agosto de 2019

A importância de se ter um técnico responsável pela sua emissora



   Em uma emissora de rádio, como em qualquer empresa, os setores trabalham em conjunto. Logo, quanto mais sintonia dentro do ambiente de trabalho, maior a credibilidade gerada a anunciantes e ouvintes. Em uma transmissão, ao vivo ou gravada, o espaço para erros é inexistente, pois a programação precisa estar assegurada, organizada e bem definida, bem resguardada. Por esse motivo, se faz fundamental o serviço de um bom técnico de informática para zelar por todo sistema computacional - computadores, softwares e rede de dados - instalados em todos os setores e vital para o funcionamento do negócio.

   Quando a emissora tem um profissional de informática, ele se torna responsável pela rotineira instalação e manutenção de todos os dados (ativos) da emissora. Em pleno século 21, não há como voltar e utilizar os recursos que antes eram fundamentais para o rádio, hoje os computadores, softwares, rede de dados, internet, inteligência artificial e virtualização já são os principais recursos a serem utilizados para gerar a programação e transmissão de um conteúdo. Não há um tempo para convergência, já é real tudo isso, assim o responsável técnico se mostra como um dos principais componentes de uma equipe de rádio. O rádio é um meio de comunicação muito importante na sociedade, quem gerencia uma emissora, não pode se arriscar em ficar fora do ar por falta de um acompanhamento técnico preventivo em seu sistema de informática.

   Um dos casos que reforçam a necessidade de se ter um profissional de informática foi a situação relatada por Neuracir da rádio Liberdade de Uruaçu – GO. Em resumo, ela precisava configurar a Voz do Brasil de forma que não precisasse ir pessoalmente à emissora às 19h e às 20h para configurar a Voz do Brasil e a transmissão da Rede Bandeirantes. A solução para o problema de Neuracir era simples, mas para uma pessoa leiga em conhecimentos técnicos de informática não era fácil de ser executada. Como ela precisaria configurar um cabo virtual, ela solicitou ajuda de um técnico para fazer a manutenção de acordo com a orientação dada pela equipe Playlist Solutions. Durante o relato de agradecimento para o setor de relacionamento, ela nos confessou que só de falar em “cabo virtual” ela teve um bloqueio de compreensão, “como assim um cabo que não existe?! (Risos)”. O atendimento foi feito então, com o técnico de confiança dela, que, em contato com os técnicos da Playlist, resolveu de forma rápida e prática o problema de Neuracir.

   Ter um técnico de informática (TI), de confiança, capaz de compreender a dinâmica da programação e o fluxo de atividades desenvolvidas pela emissora, ampara e auxilia os colaboradores de acordo com as necessidades de cada um e com o contexto de sistema computacional instalado. Além do técnico responsável de sua emissora, ela ainda conta com todo apoio da equipe técnica da Playlist que fornece a assistência para os clientes que mantém o Plano Anual de Suporte ativo em dia. Toda essa equipe acompanha e orienta na implantação dos sistemas, além da capacitação dos responsáveis pelos setores, exerce todo auxílio ao técnico com a finalidade de manter sempre o perfeito funcionamento de todo sistema computacional.


Destacamos aqui algumas atividades de responsabilidade do técnico de informática:

•             Contatar fornecedores de hardware e software
•             Gerir contratos de licença, manutenção e garantias de hardware
•             Elaborar processos para facilitar a interface usuário-suporte
•             Implantação e manutenção de redes locais
•             Implantar procedimentos de restrição do acesso e utilização da rede.
•             Manutenção dos dados (Ativos)
•             Implantação e manutenção de sistemas de segurança firewall e antivírus
•             Amparo aos usuários dos softwares
•             Instalação, Configuração e manutenção de Softwares
•             Manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos

          
   A equipe técnica da Playlist está a postos 9 horas diárias para orientar, treinar e solucionar situações corriqueiras nos softwares licenciados da Playlist Solutions e 24/7 para solução de problemas emergenciais, assim reiteramos a importância de contar com um profissional de informática e o apoio da equipe Playlist, que juntos irão prevenir quaisquer imprevistos que possam vir a ocorrer e garantir a exibição de uma programação perfeita.

😉

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário