quarta-feira, 18 de abril de 2018

Como formatar ou trocar de computador sem perder a programação do Playlist

Na rotina de uma rádio, podem surgir momentos onde a máquina do ar começará a ficar lenta, perdendo desempenho, ou até mesmo ter sido infectada por algum vírus.

 Nessas situações, na maioria das vezes é necessária à formatação da máquina para resolução dos seus problemas, assim, o Playlist que estaria tocando necessitaria ser instalado em uma nova máquina para continuidade da programação da rádio, que não pode em hipótese alguma parar.

Como criar o backup do Playlist nesse tipo de situação?

O Playlist é um software que não precisa ser reinstalado em uma nova máquina para reutilização, o sistema de backup do mesmo funciona da seguinte forma:

O usuário irá copiar a pasta “Playlist” que por padrão irá conter as pastas conforme mostrado abaixo.








A pasta que contem toda a base de dados do programa é a pasta “PGM”, sendo que as outras visualizadas são pastas contendo os arquivos para execução no Playlist.
Além da pasta “Playlist”, o usuário deverá copiar também todo o seu acervo musical, que poderá estar dentro da própria pasta “Playlist” ou em outra partição da máquina.

Em casos de vírus, é necessário que seja feito o backup da pasta “Playlist”, porem não copiando os executáveis do programa. Nesse tipo de situação será necessário instalar o Playlist na nova máquina, para que dessa forma os executáveis sejam criados.

Após a instalação o usuário deverá então sobrepor os arquivos contidos na pasta “PGM” da nova máquina, pelos arquivos contidos na pasta “PGM” da máquina antiga.
Todo o procedimento deverá ser executado com o Playlist fechado.
Após efetuar todo o backup para a nova máquina, o usuário deverá remover a licença usada no Playlist da antiga máquina do ar, para isso ele irá clicar no menu “Ajuda >  Sobre o Playlist Digital” e clicar no botão “Remover licença”.






Uma mensagem de confirmação será exibida, para confirmar a remoção, clique em “Sim”.




Para o Playlist Digital, na máquina nova, utilize a mesma estrutura de partições da antiga, dessa forma não será necessário à recriação dos atalhos do Playlist, pois os mesmos estarão apontando exatamente para o mesmo caminho de pasta antigo.  

Caso seja usado uma estrutura diferenciada da máquina antiga, será necessário recriar os atalhos das pastas para uso no Playlist, através do aplicativo Config Manager, clicando sobre as pastas que estiverem na cor laranja e alterando o caminho em "Diretório".



Após recriar os atalhos, o programa já poderá ser executado através do executável “Playlist.exe” contido na pasta “Playlist\pgm”.




Ao abrir o Playlist, será exibido uma janela para inserir a licença.



Após preencher o campo “Possuo uma licença e quero ativar o produto” e clicar no botão “OK”, o software será autenticado com o número de licença na nova máquina.




Se a emissora utiliza o Playlist Server, realize o backup da seguinte maneira:

Acesse "C:\Program Files (x86)\Playlist Software",  copie a pasta "Playlist Server", que por padrão irá conter as pastas conforme mostrado abaixo.




Agora será necessário copiar a pasta que contém o banco de dados do Server. Acesse "c:\ProgramData\Playlist Software\Playlist Server copie a pasta "db".


Na nova máquina coloque a pasta "Playlist Server" na mesma estrutura "C:\Program Files (x86)\Playlist Software" e execute o "PlaylistServer.exe" será exibida mensagem abaixo, confirme clicando em "Sim". 



Neste momento o Playlist Server exibirá todas as pastas com áudios que ele conseguir encontrar na máquina. Clique em "Avançar".




Clique novamente em "Avançar", na próxima tela preencha com o nome da emissora e o caminho das pastas Mapas, Grades e Comprove do Playlist e clique em "Avançar".

Será exibido as informações para backup, altere conforme a necessidade da emissora e clique em "Concluir"



Agora o Playlist Server irá recompilar o acervo, quando finalizar clique em "Sim" para ativar o serviço.

Ao concluir instalação do Playlist Server e execute o "PlaylistServer.exe" para parar o serviço.
Acesse "c:\ProgramData\Playlist Software\" e substitua o conteúdo da pasta "db" pelo conteúdo do seu backup.







Dúvidas entre em contato conosco:

Telefone: 31 2136-2929;

Realizando uma chamada gratuita, adicionando o Skype "falecomaplaylist";


Menu "Mensagens" na Área do Cliente.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário