quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Visto

A emissão de vistos de entrada é de exclusiva competência e soberania de cada nação. Todo país utiliza diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros em seus territórios, não cabendo interferência de autoridades estrangeiras nessa questão. Cabe lembrar que os requisitos exigidos podem variar a depender do objetivo da viagem. 

*Vistos para viajar a outros países 

Portadores do passaporte brasileiro estão isentos de visto para viajar a turismo a mais de 150 países do mundo. Isso não significa, no entanto, que não devem ser cumpridos requisitos para entrada em outros países. Certificados de hospedagem, comprovantes do objetivo da viagem, cartas-convite e bilhetes de retorno ao Brasil podem ser (e frequentemente são) exigidos pelas autoridades estrangeiras para entrada em outros países. Informe-se cuidadosamente, antes de viajar, da documentação necessária para entrada no destino escolhido. Ao chegar ao país, apresente todos os documentos às autoridades de fronteira. 

Além do destino escolhido para a viagem, é necessário observar, ainda, a eventual exigência de visto em países de trânsito. Ainda que o destino final não exija visto de cidadãos brasileiros, é possível que o país de trânsito, se houver, solicite algum tipo especial de visto. Informe-se com antecedência dessa necessidade. 
Ainda que nacionais do Brasil não precisem de visto para ingressar no país como turista, é possível haver exigência de visto para nacionais que estejam viajando a trabalho ou a estudo. Nesses casos, certifique-se de ter obtido o visto correto, a depender do objetivo de sua viagem. Vale recordar que, em muitos países, a apresentação de visto incorreto (não condizente com os objetivos da viagem) pode resultar em detenção. 

Clique aqui para acessar a relação de vistos exigidos de cidadãos brasileiros em outros países. Cumpre esclarecer que as informações constantes na tabela valem apenas para cidadãos brasileiros portadores de passaporte comum - portadores de passaporte oficial e diplomático devem contatar diretamente Representações estrangeiras para esse tipo de informação. Estrangeiros com visto permanente brasileiro também não se aplicam às condições descritas na lista, a menos que sejam naturalizados e estejam viajando com passaporte brasileiro. 

Cidadãos brasileiros que desejam obter quaisquer outras informações sobre vistos para viajar a outros países devem contatar diretamente as Representações Consulares (Embaixada ou Consulado) daqueles países. Clique aqui para obter os dados de contato das Embaixadas e Consulados estrangeiros no Brasil.

Fonte: Portal Consular

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário