quarta-feira, 18 de junho de 2014

Como configurar o Playlist Digital para se conectar à Internet através de um Servidor Proxy

Um servidor proxy é um computador intermediário que fica entre o computador do usuário e a Internet. Ele surgiu da necessidade de conectar uma rede local (ou LAN) à Internet através de um computador da rede que compartilha a sua conexão com as demais máquinas. 
Ou seja, se considerarmos que a rede local é uma rede "interna" e a web uma rede "externa", podemos dizer que o proxy é aquele que permite que outras máquinas tenham acesso externo.

Geralmente, as máquinas da rede interna não possuem endereços válidos na Internet e portanto, não têm uma conexão direta com a mesma. Assim, toda a solicitação de conexão de uma máquina da rede local para uma máquina da Internet é direcionada ao proxy; este, por sua vez, realiza o contato com máquina desejada, repassando a resposta da solicitação para a máquina da rede local. Por este motivo, é utilizado o termo proxy para este tipo de serviço, que, em informática, é traduzido como intermediário.

Dentre os seus diversos objetivos, destacamos alguns:

* Melhora o desempenho na web. Ao configurar um servidor proxy, ele passará a armazenar uma cópia das páginas da web utilizadas com mais frequência. Por exemplo, quando um navegador (browser) solicita uma página (ou serviço) que está armazenada(o) na coleção do servidor proxy (cache), ela é disponibilizada diretamente pelo mesmo, o qual terá um retorno mais rápido do que acessar diretamente o site na web.

* Segurança. O servidor proxy trabalha filtrando o conteúdo indevido da web e softwares
mal-intencionados. O firewall do servidor proxy bloqueia alguns sites ou páginas da Web por vários motivos. Com o resultado disso, o seu Playlist Digital poderá não conseguir autenticar em nosso servidor, ficando impossibilitado de ser executado ou até mesmo de renovar sua ativação.

Para evitar tal situação, o Playlist Digital possui uma configuração a qual permite que o endereço "ip:porta" do servidor seja incluído, assim o serviço do Playlist Digital funcionará.

No Playlist Digital, acesse o menu "Ferramentas\Opções\Configurações" e no título "Avançado", preencha o campo "Servidor Proxy" com o "ip:porta" do seu servidor, conforme exemplo abaixo.
Ao reiniciar o programa, o serviço do Playlist Digital passará a estar liberado para uso pelo servidor proxy. Porem, por existir diversos tipos de servidores e com recursos diferentes, pode ser que mesmo com tal configuração o serviço continue bloqueado.
Nesse caso, isso ocorrerá devido ao tipo de restrição configurada no firewall do servidor proxy, assim, pode ser necessário que seja adicionado alguns endereços ou ip para liberação por parte do servidor proxy.

É recomendável um contato com o nosso suporte, para que as corretas informações e endereços sejam repassados e que o software possa funcionar perfeitamente.

Para conhecer e saber mais detalhes sobre como funciona um servidor proxy, clique aqui.

Artigos Relacionados

1 comentários:

Alan Brady disse...

In this essay I will consider the social, economic and political factors of playlist. In depth analysis of playlist can be an enriching experience. While it is becoming a hot topic for debate, it is impossible to overestimate its impact on modern thought.

23/06/2014 09:00

Postar um comentário