quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

13 de Fevereiro - Dia Mundial do Rádio


Fonte: Médios Perú

O rádio recebe pelo terceiro ano consecutivo, um tributo, graças a uma iniciativa da UNESCO que decidiu instituir a data de 13 de fevereiro como o Dia Mundial da Radio, data esta  em que a ONU criou a Rádio das Nações Unidas em 1946.

Nesta importante ocasião, o Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, disse que "nesta era de novas mídias , o rádio continua sendo o melhor meio de escolha, pois pode transmitir qualquer mensagem em qualquer lugar a qualquer hora. No Dia Mundial do Rádio, celebramos um meio de comunicação que permanece como primeira opção para mulheres e homens em todo o mundo. O rádio dá voz aos que não são ouvidos, ajuda a educar os analfabetos e salva vidas em situações de desastres naturais. Uma força para a liberdade de expressão e o pluralismo, o rádio é essencial para construir sociedades do conhecimento inclusivas e promover respeito e compreensão entre as pessoas.", disse ela .

É interessante notar que, apesar dos grandes avanços na tecnologia de comunicação que permitem a transmissão de mensagens em alta velocidade e em diferentes formatos, o rádio continua a ter a maior audiência em todo o mundo . Na verdade, tem uma cobertura capaz de atingir 95 por cento da população mundial. Sendo uma mídia barata que requer uma tecnologia relativamente simples, o rádio atinge comunidades remotas e grupos marginalizados.

"13 de fevereiro é o Dia Mundial da Rádio - um dia para celebrar o rádio,  para incentivar as grandes redes e promover as ondas do rádio na comunidade por meio do acesso à informação, a liberdade de expressão e igualdade de gênero ", diz o site da Unesco, em sua revisão à data.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário