quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como aceitar e programar um pedido de inserção de seu anunciante enviado pelo tocou.com

O Tocou.com, site desenvolvido pela Playlist Software Solutions, possui um novo recurso para o radiofusor, que é o sistema de campanhas, esse recurso permite que o anunciante, faça através do site um cadastro de campanha e logo após programe um pedido de inserção para sua rádio, nesse pedido estarão contidas informações as quais sua rádio deverá se comprometer a cumprir no prazo especificado.

Partindo disso, o radiofusor que anteriormente ao utilizar o tocou.com já conseguia visualizar sua comprovação em tempo real através de relatórios com informações e gráficos e também solicitar gravação dos áudios capturados pelo seu Playlist Logger, agora poderá  também receber pedidos de inserção de seus  anunciantes, automatizando e agilizando  ainda mais suas atividades no dia a dia de sua emissora.


Siga o tutorial abaixo para saber como utilizar esse mais novo recurso.


Recebendo a notificação de um novo pedido de inserção

Primeiramente, é necessário para utilizar tal recurso, que seu anunciante faça o cadastro no site e logo após crie uma campanha, especificando assim o seu pedido de inserção. Partindo disso, um e-mail será enviado para o administrador da conta da emissora no Tocou. Esse e-mail poderá ser tanto referente ao domínio da empresa como também o próprio e-mail pessoal.

No corpo do e-mail estarão descritas as informações da campanha e do anunciante.




Acessando o Tocou.com, para visualizar o pedido de inserção.

Após visualizar o e-mail, o responsável pela conta do Tocou saberá que deverá acessar sua conta Tocou para poder aceitar o pedido. Após fazer isso, na tela inicial do Tocou haverá uma guia de destaque com o título de "Campanhas - Pedido de inserção", a qual exibirá os anunciantes que estão aguardando aprovação, para publicar a PI desejada, basta clicar em cima do nome de um desses anunciantes
.

Na próxima janela, serão exibidas informações detalhadas sobre o pedido, sendo que do lado esquerdo, visualizaremos os dados do anunciante: 
Anunciante -> Que é o nome do seu anunciante
Número da PI -> Número de identificação do pedido de inserção
Autorização -> Podendo ser um número ou texto
Descrição -> Campo utilizado para descrever informações sobre a campanha. Ex: Campanha fim de ano 
Produto -> Tocou.com 
Status -> Status da PI em relação à emissora e o anunciante.

E do lado direito, visualizaremos as informações da campanha:

Titulo da campanha -> Título definido para a campanha
Inicio -> Prazo inicial da campanha
Fim -> Prazo final para a campanha
Descrição -> Campo utilizado para descrever informações sobre a campanha. Ex: Campanha fim de ano.



Caso o radiofusor deseje, ele poderá inclusive imprimir o pedido de inserção relatado, ao clicar no botão "Imprimir".

Um relatório será exibido contendo o pedido de inserção do anunciante, o qual já poderá ser impresso conforme necessário, o mesmo exibe todas as informações cadastradas referentes ao anunciante.



Ainda na mesma tela, o radiofusor poderá efetuar o download do áudio anexado a PI por seu anunciante, clicando no disquete contido acima da opção "Salvar".



O campo "Tipo", poderá ser preenchido de duas formas. Sendo a primeira como "áudio", que é quando o arquivo anexado a PI  for um arquivo .mp3, já a segunda opção será como texto, que é quando o arquivo anexado a PI for um documento .pdf.


Uma outra informação importante é o CTM (Código Tocou da Mídia), o qual será visualizado nessa mesma tela e que será utilizado no momento de programar as inserções.

Após clicar no botão "Aceitar essa PI", uma mensagem será apresentada, clique no botão "Sim, aceito essa PI".

Feito o procedimento, será exibida novamente a tela contendo as informações referente a respectiva campanha, porem agora exibindo a mensagem de "PI aceita com sucesso".



Um e-mail será enviado para o anunciante informando a aceitação de sua PI. Nesse momento a emissora deverá efetuar o procedimento de programação da PI no software de programação comercial que a emissora possui. Basta agora ao anunciante aguardar a programação e veiculação de sua PI para poder começar a visualizar suas comprovações online. 



OBS: Lembramos que para o anunciante realizar a comprovação das veiculações da PI é necessário utilizar o software de Playout Playlist Digital.


Programando o pedido de inserção pelo Commercial Playlist ou Ligação

Após aceitar a PI (Pedido de inserção) enviada pelo anunciante é preciso programá-la, seja no Commercial Playlist ou através do próprio "Ligacao.exe", (aplicativo contido na pasta "Playlist\pgm"), informando o CTC (Código Tocou da Campanha) ou o CTM (Código Tocou da Mídia).

Para mais detalhes sobre o Ligacao.exe, clique aqui.

Código Tocou da Campanha associa o arquivo diretamente à campanha do anunciante, sem distinguir que mídia é essa. Uma campanha pode ter uma ou mais mídias.

Código Tocou da Mídia associa o arquivo à mídia da campanha. Nesse caso o anunciante conseguirá distinguir em quais horários os arquivos veicularam, em PI's com duas ou mais mídias.

Obs: Quando as mídias de uma PI não tem horário determinado, você pode utilizar o CTC, para os arquivos. Mas se a PI tem mais de uma mídia e cada uma com horários específicos, é necessário utilizar o CTM para cada mídia.
A associação dos Códigos Tocou da Campanha ou da Mídia, ocorre quando você registrar o áudio para o contrato em seu sistema.

Veja abaixo como registrar o comercial usando o programa Commercial Playlist e logo após usando o aplicativo Ligacao.

Associando o Código Tocou pelo Commercial Playlist

Pelo Commercial Playlist, o usuário conseguirá associar o seu código de três formas diferentes, sendo duas delas através do campo "ID Tocou.com" contido nos títulos "Contrato" e "Cliente" do painel "Propriedades", o qual é exibido por padrão no canto direito do software.

Após criar o cliente e logo após programar o contrato para o mesmo, cabe ao usuário especificar no painel "Propriedades" do Commercial o Código Tocou. Caso você ainda não saiba como criar uma programação no Commercial Playlist, clique aqui.


Através desse painel, será possível visualizar informações referente ao cliente e contrato selecionado. Partindo dessa informação, selecione o cliente desejado no painel de "Clientes", logo após selecione o contrato desejado e verifique no canto superior direito do Commercial o painel "Propriedades".

O campo "ID Tocou.com" referente ao título "Contrato" só deverá ser preenchido caso a emissora queira utilizar o CTC que é o Código Tocou da Campanha. Dessa forma, todos os áudios associados a esse contrato obterão esse código.

Já o campo "ID Tocou.com" contido no título "Cliente", deverá sempre ser preenchido com o  CTA (Código Tocou do Anunciante), visto que esse campo só será utilizado quando o anunciante não criar campanhas, ou para os demais anúncios que não fazem parte de uma campanha em específico.


A terceira forma de se adicionar o seu código ocorrerá no momento em que se associar um áudio ao contrato, momento o qual chamamos de "registrar o áudio:" Ao exibir o campo "Id Tocou.com", você deverá informar o CTM (Código Tocou da Mídia) no campo ID Tocou.com.


Quando você associar um áudio em um contrato, ele poderá vir preenchido com:

• O Código Tocou da Campanha (CTC): Se o mesmo estiver informado no cadastro do contrato.
• O Código Tocou do Anunciante (CTA): Se não estiver preenchido com CTC, ele poderá vir preenchido com o CTA.
• Se não houver nenhum código cadastrado, ele virá em branco.

Nesse local, você pode informar o Código Tocou da Mídia (CTM), mesmo se ele já vier preenchido com algum código.  

Associando o Código Tocou usando o LIGACAO

O programa LIGACAO é utilizado para habilitar o comando Registrar (botão direito do mouse). 
Quando os comerciais são registrados utilizando essa opção, o campo ID Tocou.com será visualizado logo abaixo do campo Código. Nesse local é possível associar qualquer um dos códigos, seja do Anunciante, Campanha, ou da Mídia.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário