quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dia Mundial do Rádio é comemorado hoje dia 13 de Fevereiro


O Dia Mundial da Rádio é celebrado hoje, 13 de fevereiro, por iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) . A data não é casual: é nomeadamente naquele dia, em 1946, que começou a transmitir a Rádio das Nações Unidas.


Com a comemoração, a ONU espera incentivar as emissoras de rádios na promoção do acesso à informação e à liberdade de expressão.

A entidade lembra ainda que até hoje o rádio permanece como um poderoso meio de comunicação, de baixo custo e amplo alcance, capaz de chegar a comunidades distantes, conectar pessoas, compartilhar conhecimento e informação, e fortalecer a compreensão sobre os diferentes temas. Sem falar no papel fundamental que desempenha nas situações de emergência e socorro humanitário.

Em sua mensagem alusiva ao Dia Mundial da Rádio, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou que “a rádio entretém, educa e informa. Ela promove a expressão democrática e influência ideias. Em situações de conflito e tempos de crise, a rádio é uma tábua de salvação para as comunidades vulneráveis”.

A rádio é ouvida quase por 95% dos habitantes da Terra, disse Mirta Lourenço, chefe do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO:
“A rádio continua a ser a mídia mais acessível, podendo ser ouvida nos locais mais remotos do planeta. Com a ajuda da rádio, mesmo as pessoas, que não sabem ler e escrever, podem obter acesso a informações. A rádio desempenha um papel importante de ligação em situações de emergência: durante o aviso de cataclismos naturas e operações de resgate. Para a UNESCO, o Dia Mundial da Rádio é um reconhecimento da utilidade que a rádio proporciona à humanidade de há mais de cem anos”.

No brasil o presidente da Abert também lembra a importância do rádio para o desenvolvimento local. “O rádio é um mercado robusto com mais de 4.500 emissoras de rádio comerciais (MC) e 200 milhões de aparelhos convencionais (IBGE) espalhadas pelo país. O rádio tem como ponto forte sua vocação local, comunitária, e isso ele não perderá nunca”, destaca.

A UNESCO acredita que o Dia Mundial da Rádio conjugará todos: tanto grandes e locais emissoras,  em todo o mundo. Parabéns a todas emissoras de Rádio por mais esse dia de comemorações.




Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário