segunda-feira, 5 de julho de 2010

Exibindo a Voz do Brasil automaticamente no horário


A Voz do Brasil é um tradicional noticiário de rádio que está no AR a quase 70 anos, com o objetivo de levar informação jornalística diária à população. A veiculação da Voz do Brasil é obrigatória, fixada pelo Código Brasileiro de Telecomunicações.
Com o intuito de automatizar ao máximo sua emissora, o Playlist Digital traz recursos fáceis de serem configurados para a veiculação automática do noticiário Voz do Brasil. Para isso será necessário ter uma fonte de áudio externo ligada na entrada de linha ou microfone da placa de som do computador que o Playlist está instalado. No nosso artigo, vamos partir do pré-suposto que essa fonte de áudio já esteja ligada no computador.

Configurando o Playlist Digital

Clique em Ferramentas >> Opções, conforme imagem abaixo:

Aberta a tela de Opções, selecione a guia "Geral" e dirija-se até o título "Mudanças de blocos" e marque como SIM as seguintes opções como na figura abaixo (Vide Imagem abaixo):

"Parar em blocos vazios" (Com esta opção habilitada, sempre que o Playlist encontrar um bloco vazio, ele irá parar a programação nesse bloco vazio e não irá avançar para o próximo bloco automaticamente, é como se o botão Parar tivesse sido acionado).
"Se parado, exibir o próximo bloco automaticamente no horário" (Habilita/Desabilita a opção de disparar o Playlist automaticamente no horário. Com essa opção habilitada sempre que o Playlist estiver parado, quando o horário do relógio do computador for o mesmo horário do próximo bloco, o Playlist receberá um disparo e irá executar esse bloco no horário correto). 

 

Após fazer as configurações na guia "Geral", deve-se clicar na guia "Configurações", e dirigir-se até o título "Saídas", onde será configurado a placa de som e a Entrada de áudio da placa que irá tocar a Voz do Brasil. Veja um exemplo na figura abaixo:

 

No exemplo acima, definimos que o áudio da voz do Brasil esta chegando no computador na placa de som "HD Audio rear input", na entrada de "Microfone". Outro importante item que devemos observar no que diz respeito à escolha da entrada na qual o Playlist ira receber este áudio, é conferir qual entrada de áudio esta selecionada no Mixer do Windows. A opção selecionar do Mixer do Windows deve estar ativa para a entrada na qual desejamos utilizar (Vide Imagem Abaixo).



Ainda na guia "Configurações", abaixe a barra de rolagem até o título "Disparo via satélite", e marque SIM nas seguintes opções como na figura abaixo:

"Posicionar automaticamente os blocos" (Através dessa opção o Playlist posiciona os blocos para serem tocados de acordo com a hora do computador).

"Exibir entrada de linha enquanto parado" (Fecha entrada de linha ao iniciar a programação e abre ao parar). 


 

Pronto, tendo feito todas as configurações acima, seu Playlist estará configurado para trabalhar automaticamente com o noticiário A Voz do Brasil. Somente reforçando, na programação o bloco das 19:00 horas deverá ficar vazio, para que o Playlist pare no mesmo e abra a linha para a fonte externa de áudio comece a tocar a Voz do Brasil. Lembrando também que qualquer outro bloco vazio que existir na programação, o Playlist automaticamente vai começar a exibir este áudio externo. Deverá também existir um bloco de 20:00 horas com uma determinada programação, para quando for 20:00 horas no computador, o Playlist fechar a linha externa e começar tocar a programação do bloco. Abaixo segue uma imagem como exemplo:
 

Esse mesmo processo pode ser utilizado em situações semelhantes a essa da voz do Brasil, nas quais você precisa parar o que está tocando no Playlist Digital e tocar o áudio através de outra fonte.

Artigos Relacionados

3 comentários:

Ministerio Jovem disse...

Olá...
Gostaria de saber por que na versão 5.0.0.32
NÃO EXISTE A OPÇÃO "PARAR EM BLOCOS VAZIOS" ???
aTT. MÁIDSON C.P.S.

24/09/2012 00:23
Cliente Playlist, disse...

Prezado Maicon,

Todos nossos produtos tem evoluções que foram feitas ao longo dos anos. Esta versão que você usa não é uma versão comercializada pela Playlist Software Solutions, ela foi feita exclusivamente como um protótipo, logo você deve atualizar a mesma para uma versão mais recente para obter diversos recursos e toda segurança que os software Playlist oferecem.

07/03/2013 15:55
jose augusto disse...

é possivel comprar uma versao do playlist digital para uso domestico?=(usar em casa)

12/05/2013 14:26

Postar um comentário