quarta-feira, 30 de junho de 2010

Relógio Operacional - Personalizando os Blocos Musicais e Comerciais

Esse recurso é muito útil quando o usuário deseja personalizar os blocos musicais e comerciais, como:

• Determinar um nome específico para o bloco.
• Determinar se o bloco é para disparo automático pelo satélite ou local.
• Determinar um sinalizador para duração do bloco.
• Determinar um bloco fixo, ou seja, que terá que começar excepcionalmete no horário, cortando qualquer inserção que esteja tocando, além de outros recursos que mostraremos a seguir.

Para configurar este recurso acesse a pasta “Playlist\Pgm” da máquina principal e dentro da pasta Pgm, abra o arquivo Playlist.ini 

Como exemplo, apresentamos abaixo uma configuração para o bloco musical. Com o arquivo aberto, digite a seguinte configuração:

[RELOGIO MUSICAL]
FORMATO=TXT1
ARQUIVO=Grades\Relogio%a.txt

Veja a Figura abaixo como ficará o arquivo ápós inserirmos as linhas acima:




Após inserir as informações acima, salve e feche o arquivo.

Com o Playlist.ini já configurado, deverá ser criado na pasta “Grades” do Playlist os arquivos de Relógio Musical. Acesse a pasta C:\Playlist\pgm\Grades, dentro dessa pasta deverá ser criado um arquivo de Relógio Musical para cada dia da semana. Esses arquivos são arquivos de texto (bloco de notas), que deverão conter os horários dos blocos musicais (somente os horários), geralmente são os mesmos horários dos arquivos de grades. Abaixo segue uma imagem ilustrativa de como deverá ficar a nomenclatura dos arquivos e de como deverá ficar os horários dentro de cada arquivo:


Parâmetros do relógio operacional

O relógio operacional pode ser configurado com alguns parâmetros que acrescentarão mais funcionalidades ao Playlist.

Parâmetro ID


Com o parâmetro ID o nome de um determinado bloco poderá ser definido de acordo com a necessidade do operador.


Parâmetro FIXO


Ao configurar o parâmetro fixo, note que aparecerá no cabeçalho do bloco um F amarelo.



O parâmetro (Fixo) é utilizado na maioria das vezes nos blocos comerciais, que não podem se atrasar.

Funciona do mesmo modo que a opção ”Descartar Inserções”, mas ao invés de esperar a música terminar ele corta o que estiver executando no bloco musical, fazendo um 'fade-out' passando exatamente no horário do relógio do computador o próximo bloco comercial que estiver definido como fixo, independente do bloco que esteja tocando.

Parâmetros LOCAL e SAT

Os parâmetros LOCAL e SAT, definem se o bloco é um bloco local ou satélite, esse parâmetro é utilizado por emissoras que são afiliadas de rede.

Para configurá-lo, basta digitar em frente ao horário do bloco desejado os parâmetros LOCAL ou SAT.


Sendo configurado como SAT, ao chegar nesse bloco, o Playlist irá parar a programação e esperar até que seja recebido um comando remoto (disparo) para iniciar o próximo bloco.

Se configurado como LOCAL, ao chegar nesse bloco (normalmente após um bloco satélite), o Playlist continuará automaticamente até que encontre um próximo bloco que seja SAT.

Parâmetro DUR

Ao configurar o parâmetro DUR, é definido um tempo em minutos:

Note que no bloco, aparece a quantidade em minutos especificada no relógio e a quantidade de minutos real do bloco. Quando a soma do tempo das inserções do bloco ultrapassar o tempo especificado no relógio, o Playlist exibe um indicado na cor amarela, quando o tempo do bloco for menor que o tempo configurado no relógio o indicador fica vermelho e quando for igual o indicador fica verde.


Para colocar mais de um parâmetro em um bloco, basta separá-los por vírgula e espaço, conforme mostrado na imagem abaixo. Veja que configuramos o nome do bloco, o comando “FIXO” e a duração do bloco.


Artigos Relacionados

1 comentários:

Farias farofa fofoca disse...

Ótimo

13/01/2016 23:44

Postar um comentário